Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, terça-feira, 28 de novembro de 2023.
É claro que os tempos são outros e como todos sabem os mesmos não voltam mais e como diz parte da letra de uma das músicas do compositor Lulu Santos: “Nada do que foi será de novo, do jeito que já foi um dia, tudo passa e tudo sempre passará…”
Mesmo tendo essa certeza, o presidente da Associação de Moradores do bairro Jockey Clube, Maurio Martins Maroka e equipe, não vem medindo esforços no sentido de ao menos, tentar devolver as alegrias das manhãs de domingo, no campo de futebol do bairro que num passado, tanto longínquo, marcou época e foi o sinônimo de futebol amador na Capital de MS. Afinal, lá se vão quase 30 anos e quem viveu a época, certamente não esquece!
Domingo
Os domingos no campo de futebol do bairro Jockey Clube eram de festa! Pelo local circulavam milhares de pessoas, afinal, o mesmo era o “point” do futebol e onde jogavam os times mais badalados do futebol amador, da época, da Capital do Estado.
Os jogadores nem se importavam com um lado do campo que era meio “íngreme”, ou se eles tinham que dar o “drible da vaca” no poste de iluminação. Afinal, eles estavam no palco do maior campeonato de futebol amador da cidade.
Times
Quem viveu essa época áurea do futebol amador da Capital de MS, claro que não se esquece dos times da Matel, Auto Peças Ipiranga, Josimar “A” e “B”. Discar Automóveis, Cosmos, Flamenguinho, Pote Preta, Corintinha, Roma Carlota, RS Distribuidora de Bebidas, Campo Grande entre ouros que brilharam e marcaram época na ocasião.
Em campo, era 11 contra 11, com o trio de árbitros e como sempre, as velhas e saudosas reclamações, por parte dos jogadores e é claro, também dos dirigentes.
Em torno do campo que continua localizado no quadrilátero das Ruas Margaridas, Ouro Negro, Bonsucesso, Violetas, em frente à Escola Municipal Padre José Valentim, os comerciantes ou vendedores ambulantes tinham o dia garantido, devido à quantidade de pessoas que circulavam pelo local.
O campeonato ali disputado fomentava a economia do local e os ambulantes felizes vendiam todos os produtos como cachorro-quente, espetinho, os bares sempre lotados, a soverteria também tinha o seu público e segundo Maroka, sem a competição tudo acabou.
Atualidade
Como parte da rica história pertence ao passado, o atual presidente da Associação de Moradores Maurio Maroka, mesmo sabendo que nada mais voltará, mas ao menos ele quer resgatar parte dessa rica história e proporcionar de novo, se não no seu total, mas pela parte das alegrias vividas na ocasião.
Para tanto, ele arregaçou as mangas e ao lado de uma valorosa equipe de trabalhadores está realizando uma série de benfeitorias no campo de futebol.
Postes
Acima, tem no texto, o “drible da vaca” no poste de iluminação. De fato, como o próprio Maroka recorda, quando o mesmo atuava no referido campo, ele por diversas vezes viu colega de times, se chocarem contra os postes de concreto eu foram “simplesmente” colocados sobre a linha marginal do gramado. Como diz o ditado: “É o poste mijando no cachorro!”
Os postes foram retirados do antigo local, evitando assim o choque dos jogadores e foram recolocados junto ao alambrado e da arquibancada.
Agora recolocados em novos locais, eles ganharão lâmpadas de Led, aumentando a luminosidade, proporcionando condições de jogos noturnos.
Com a retirada dos mesmos, o campo ganhou mais três metros, dos quais, apenas um mero e meio será reaproveitado, ficará agora centralizado.
Por falar em campo, o lado onde era íngreme, receberá dez caminhões de aterro e será nivelado, evitando com isso, as poças d’água que por diversas vezes causaram o adiamento dos jogos da rodada em dias chuvosos.
Com novo nivelamento do campo, cujas medidas serão mantidas, ou seja, os 60 metros de comprimento por 40 metros de largura, mas as traves terão outras medidas e terão seis metros de largura por 2,20 metros de altura, isso pelo fato de a partir de agora, sediar jogos do chamado “Suição”, tendo sete jogadores na linha e mais o goleiro e será dirigido por apenas um árbitro.
Com essas melhorias que estão sendo feita, Maroka acredita que no local vai melhorar a qualidade técnica bem como o padrão dos jogadores que participarão dos campeonatos ali realizados.
“A partir da inauguração do campo, eles “jogadores”, terão um local de luxo, para as exibições”, afirma Maroka.
Ao falar da época de ouro vivida no futebol amador da Capital, Maroka se lembrou do antigo amigo com quem sempre trabalhou em prol da modalidade esportiva: Edinho, com quem sempre promoveu campeonatos em campo de terra, no já chamado “terrão”.
O Presidente da Associação de Moradores do bairro Jockey Clube acredita que, a partir do momento em que o campo foi reinaugurado, as melhores equipes de Futebol Society jogarão ali, no entanto, ele faz uma ressalva, e acredita que o campo pode não agüentar e por isso, deve ter um cronograma bem feito e com muito planejamento, pois tem os times do bairro que sempre estiveram presentes, jogando as suas pelas com campo íngreme, com poças d’água, poste sobre a linha marginal e por isso, as mesmas continuarão tendo o espaço.
Com todas as benfeitorias, outra que Maroka tenta também é a de levar a feira livre para a praça, localizada ao lado do campo de futebol.
“O futebol e a praça fazem parte do coração do Jockey e por isso, eles tem que pulsar firme e forte, sendo o centro das atrações e atenções na Capital”, finalizou.
Parabéns Maroka pelo trabalho que vc e sua equipe esta desenvolvendo em nosso bairro. Está reformulação e acerto no campo e na praça com certeza será de grande valia. Sou testemunha de grandes eventos nesse Campo…até fui receber medalhas pro meu jogador e esposo Natanael. Grande NATA. Parabéns pelo trabalho. Agora vamos esperar a feira noturna aí na praça Que será muito bom para os comerciantes do bairro e região.